A Escola

Aulas de Campo

As Aulas de Campo são alguns dos momentos mais esperados pelos alunos do Anjo da Guarda e, certamente, um dos seus fortes diferenciais pedagógicos. Pautadas na vivência e na construção do conhecimento, as Aulas de Campo respeitam o calendário dos coordenadores e acompanham o conteúdo proposto por uma ou mais disciplinas de determinado ano do Ensino Fundamental – Geografia, História, Matemática, Ciências, Português, Artes e outras. Ou seja, não é “Passeio”, e sim uma aula prática, num ambiente extramuros, que pode durar algumas horas, um período ou um dia inteiro. Como parte do currículo, o conteúdo da Aula de Campo é avaliado posteriormente dentro da dimensão da matéria em questão.

Para os alunos, o interesse pela Aula de Campo começa já no deslocamento de ônibus (*) e deve-se, principalmente, pela chance que têm de gerenciar, por algumas horas, suas próprias decisões e comportamentos. Mesmo sendo uma “liberdade vigiada”, sentem-se livres, importantes e responsáveis por estarem num ambiente diferente do da escola e de casa. E, nesse momento, compreendem que o respeito ao colega e ao próximo é um valor fundamental para a convivência em harmonia e para que a Aula transcorra de forma proveitosa. Essa educação social tem repercutido muito bem pelos lugares onde a escola visita e, em alguns deles, apenas os alunos do Anjo da Guarda são aceitos, devido “a sua educação e respeito pelas pessoas e espaços”.

Entre as Aulas de Campo mais aguardadas pelos alunos estão: Colônia de Witmarsum, Parque Estadual de Campinhos (Grutas), Centro de Estudos do Mar (Mangue), Vila Velha, Lapa, Colombo, Chácara da Escola, além dos pontos turísticos de Curitiba e Região Metropolitana, como parques, museus, setor histórico, teatros, mirantes etc.

Com calendário pré-definido anualmente, cada programa leva apenas uma turma por vez e é repetido até todas as turmas daquele ano completarem a atividade (exceção para as peças teatrais). A maioria das saídas é acompanhada pelo coordenador de Aula de Campo e um professor. Alunos com dificuldade de locomoção são normalmente incluídos nestas atividades e, se preferirem e dependendo do grau de mobilidade, podem levar acompanhante.

(*) Os ônibus, assim como motoristas, são segurados e têm toda a documentação legalizada e atualizada. Os alunos também têm seguro-viagem individual.

Aulas de Campo
Aulas de Campo
Aulas de Campo
Aulas de Campo
Aulas de Campo
Aulas de Campo
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais