A Escola

Marcenaria

Quem nunca martelou o dedo que atire o primeiro prego! Pois nas aulas de Marcenaria do Anjo da Guarda as crianças aprendem sobre muitas coisas, inclusive a como não martelar o dedinho! Considerada um grande diferencial da Escola para muitos pais na hora de matricular seus filhos, a aula de Marcenaria faz parte da história do Anjo e, atualmente, é oferecida dentro da grade curricular para as turmas de Jardim I, Jardim II e Primeiro Ano do Ensino Fundamental I. Os encontros são semanais e realizados em grupos de quatro a cinco alunos de cada vez, para que o trabalho ocorra com segurança e concentração.


Os objetivos das aulas são desenvolver a autonomia das crianças, aprimorar a força de vontade, incentivá-las a projetar suas ideias e ensinar a utilização correta e segura das ferramentas, adequando o uso aos seus objetivos. Fazê-las apreciar a madeira como um meio de expressão criativa também está entre as propostas da aula.


As crianças aguardam ansiosas o momento da aula de Marcenaria. O motivo de gostarem tanto é que, além de ocorrer num espaço diferenciado com materiais desafiadores, os resultados são sempre muito surpreendentes. É um momento de criação que as leva a caminhos de pesquisa e novas experimentações, quando até mesmo a força muscular é extravasada.


Para garantir a segurança dos alunos nesse ambiente de pregos e martelos há regras bastante rígidas quanto ao uso de alguns materiais. Nos primeiros encontros são acertados acordos de segurança e solidariedade entre os alunos, para que acidentes sejam evitados. Até hoje, não aconteceu nenhuma situação grave, mas ninguém está livre de uma leve marretada no dedo - nada que um gelinho rápido não resolva! E faz parte do aprendizado! Eles são muito bem orientados, em todos os aspectos, a realizarem seus “projetos” e sentem-se seguros e felizes de fazer uma atividade tão diferente do seu dia-a-dia.


Mas, efetivamente, quais os resultados alcançados pelas aulas de Marcenaria? Na evolução de um ano de propostas diferenciadas, percebe-se a utilização correta das ferramentas, o conhecimento prático de formas e texturas, a melhora na autoestima e na conduta entre a turma, a conquista de mais paciência e tolerância com os próprios limites e com os limites dos colegas – o que é fundamental para que possam concluir seus trabalhos com liberdade criativa. Também aprendem a fazer a apreciação da obra pela transformação. Nesse estágio, o valor do Respeito entra fortemente no contexto da aula: respeito pelos materiais da natureza que são possíveis utilizar e transformar, pelas atitudes solidárias entre os grupos, pelo aprender a esperar, pelo cuidado com as ferramentas e com o espaço que pertence a todos.

Marcenaria
Marcenaria
Marcenaria
Marcenaria
Marcenaria
Marcenaria
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais