A Escola

Projetos

Inseridos como componentes curriculares, são desenvolvidos ao longo de um período com ativa participação dos alunos. O desfecho dos projetos ocorre sempre com uma apresentação ao público da escola:

- Festival de Teatro (Fundamental II)

Em cartaz no Anjo da Guarda há duas décadas, o Festival de Teatro é um projeto pedagógico das disciplinas de Português e Artes que tem, entre seus principais objetivos, desenvolver uma aprendizagem baseada em situações reais de uso da língua e das artes. E essa aprendizagem envolve todas as turmas da Escola, sendo de forma integral para os alunos do 6º ao 9º ano, pois a vivência no período de preparação e apresentação das peças pode ser comparada a uma imersão no tema teatral e na língua portuguesa, com suas riquezas, particularidades e desafios.

A importância acadêmica, artística e social do projeto permeia todas as suas fases: planejamento, criação e apresentação. Os alunos estudam textos de teatro – de Maria Clara Machado a Molière, transformam prosa em dramaturgia, discutem e trabalham sobre o texto escolhido, escrevem sobre sua peça e sobre a biografia do seu personagem, criam os projetos do cenário, do som, da luz, justificam a escolha do figurino, constroem planos de ação para seu trabalho, produzem textos de publicidade para divulgação, convites, cartazes, filipetas, até enfim chegar o grande dia da estreia. E depois das apresentações, os alunos que também foram público avaliam, desenham e discutem o que viram. Tudo isso acontece nas aulas de Português e Artes e contam com a supervisão da direção pedagógica da Escola.

Mas o Festival de Teatro vai muito além, pois também fortalece os laços de grupo e o trabalho em equipe, já que todos os papeis são importantes e interdependentes; desenvolve o espírito crítico e o gosto estético; aprimora capacidades manuais; incentiva valores como humildade, solidariedade e respeito. E a todo público - não importa se alunos, familiares ou professores - a Escola tem um objetivo comum: a formação de plateia, isto é, ver e ouvir com atenção, com um comportamento adequado ao espaço teatral.

Certamente, são todos esses pilares que fazem do Festival de Teatro um dos projetos mais aguardados do ano, inclusive para quem, ainda, apenas assiste às peças. Não tem a pretensão de oferecer espetáculos grandiosos, mas o resultado individual e dos grupos é mais do que engrandecedor: é surpreendente e emociona a todos pela riqueza da experiência.

“A dramaturgia é uma arte que estrutura os atos humanos logicamente, visando despertar intensas paixões ou uma condição de extremo encantamento e êxtase.” Aristóteles

 

 - Festival Esportivo (Fundamental I)

Em agosto, dentro do calendário letivo anual, a Escola promove o Festival Esportivo para alunos do 2º ao 5º ano. São realizadas diversas atividades lúdicas e esportivas que têm como objetivo fazer com que as crianças brinquem juntas e se conheçam em situações diferenciadas, cuidando um do outro, ajudando e incentivando os novos desafios.

  

- Mostra das Ciências

Mostra, Feira ou Festa de Ciências ou das Ciências. Não importa o nome. O que vale mesmo é que no Anjo da Guarda as Ciências têm lugar de destaque na formação do aluno. E entenda-se por Ciências seu aspecto mais amplo (do latim scientia = conhecimento), referindo-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos.

O evento acontece a cada dois anos, no mês de outubro, e envolve todos os alunos da escola, da Educação Infantil ao Fundamental II. A cada edição, um novo fio condutor é criado como sugestão de tema para experimentos e projetos nas áreas de química, física, geografia, astronomia, biologia, matemática, sustentabilidade ambiental, sociologia, entre muitas outras.

As turmas são divididas conforme o interesse dos alunos e os trabalhos são apresentados em estandes aos convidados presentes. Ao fim de cada mostra, é feita uma avaliação que irá nortear o desenvolvimento da edição seguinte. Já foram temas do evento: Sustentabilidade, Ecossistemas, Grupos Sociais/Tribos Urbanas, Genética, Invenções, Alimentação Saudável, dentre outros.

  

- Projeto Acontece (Artes, Fundamental I e II) 

O Projeto Acontece nasceu no Anjo da Guarda em 1999 como ‘Projeto Acontece nas Artes’. O nome mudou um pouco, mas o objetivo continua o mesmo: aproximar os alunos dos artistas, desmistificando o universo que envolve os profissionais das artes. Realizado a cada dois anos, o Projeto tem como inspiração uma arte-tema definida a cada edição. Durante meses os alunos de 2º a 9º ano trabalham sobre o assunto nas aulas de Artes, e o ápice acontece no mês de outubro, quando a produção artística dos alunos é apresentada durante um evento que, além da exposição, também conta com oficinas dirigidas por artistas convidados, gincanas, desfiles e o que mais for pertinente ao tema em questão.

São exemplos do que já foi feito no Projeto Acontece, entre outros:

- observação e apreciação do trabalho de artesãos;

- rodas de conversas com artistas plásticos;

- procissão de bonecos gigantes de vime pelos pátios da Escola;

- oficinas de Labirinto;

- manifestações sobre a Arte de Rua com grafiteiros, DJs, street dancers;

- gincana sobre Moda com figurinistas, modelistas, desfiles de ‘modelos’.

Em 2015, o tema escolhido foi a Fotografia, numa referência ao “Ano Internacional da Luz” comemorado pela ONU.

Para 2017, aguarde novidades!

  

- Festa do Povo Paranaense (4º Ano do Fundamental I) 

A Festa do Povo Paranaense é o momento de coroar os quatro meses de estudos, encontros, pesquisas, discussões, produções criativas feitas pelas turmas do 4º ano sobre as várias etnias que compõem o povo do Paraná.

Nascida “Festa dos Imigrantes”, dois anos depois foi rebatizada “Festa do Povo Paranaense” para justamente incluir os índios e os negros, que influenciam esse Estado com profundas raízes. É um dos projetos mais socializadores do Anjo da Guarda porque propõe uma forma de integração mais próxima entre alunos, famílias e escola, que precisam trabalhar em equipe para alcançar o resultado almejado. Envolve disciplinas como Geografia, Português, Artes, História, Música e tem como principais objetivos pedagógicos estudar as influências que as várias etnias trouxeram para a formação do povo brasileiro e paranaense; identificar o processo histórico; reconhecer as manifestações culturais nas relações sociais, nas artes, nas edificações, na língua e nos costumes atuais; e incentivar o contato direto do aluno com a pesquisa e com a investigação.

A Festa do Povo Paranaense ocorre sempre no mês de novembro e reúne estandes que representam diversas etnias, como Alemães, Japoneses, Espanhóis, Africanos, Franceses, Poloneses, Holandeses, Portugueses, nações Indígenas, Sírios e Libaneses, Italianos e Ucranianos. A escolha dessas etnias deve-se ao fato de serem as mais numerosas e mais influentes na formação cultural do Paraná. Em cada estande, os convidados são recepcionados pelas crianças que apresentam um pouco da cultura daquele povo, desde sua vestimenta, geografia e costumes até a arte, a história e a gastronomia. E por falar em gastronomia, a Festa também oferece uma Praça de Alimentação com o que há de mais típico em termos de culinária étnica em Curitiba.

Além do trabalho em grupo nos estandes, as turmas também apresentam coreografias e músicas típicas ensaiadas com bastante dedicação. É considerado um dos momentos mais emocionantes da Festa! Sem falar na exposição das árvores genealógicas das famílias dos alunos. Com a ajuda dos pais, eles confeccionam o cartaz com as fotos das gerações de familiares. É muito interessante apreciar a riqueza de detalhes e de informações que eles trazem. Todos ficam “se procurando” até chegarem à conclusão de que somos todos da mesma família!

“Lembramos que a Festa é uma homenagem aos povos que formaram o Paraná e que todos eles passaram por dificuldades. Portanto, o que queremos destacar é a simplicidade, a essência dessas etnias, sem luxos nem exageros. O que nos importa é que a criança aprenda a valorizar a riqueza cultural que temos em nossa formação”, enfatiza a diretora Luci Serricchio, coordenadora geral do Projeto.

Projetos
Projetos
Projetos
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais