A Escola

Representantes de Turma

No início da história do Anjo da Guarda existiam os grêmios estudantis. Com o passar do tempo o conceito foi se aprimorando, as atribuições foram mudando e o nome também: hoje temos os Representantes de Turma. Mas a intenção é basicamente a mesma: revelar talentos políticos naqueles alunos quem têm interesse em defender ideias e reivindicações da sua turma.

Atualmente, o programa dos Representantes funciona assim: dois alunos de cada turma – do 6º ao 9º ano – são eleitos por votação direta para um mandato de um semestre. Os candidatos fazem uma breve campanha eleitoral para convencer seus colegas sobre a relevância de suas propostas. Além de serem crianças articuladas e com espírito politico, os Representantes devem cumprir o regulamento (* veja abaixo) e “ter comportamento exemplar e compatível com o cargo”. Caso durante sua gestão aconteça algum problema de falta de respeito ou de mau desempenho, ele/ela será deposto/a do cargo, ao melhor estilo de “impeachment”! E uma nova eleição será marcada para substituir o/a colega.

Depois de eleitos, os Representantes de cada turma têm reuniões periódicas com os outros Representantes do seu ano escolar e com a Vera Miraglia, coordenadora do programa, além de um professor que representa o corpo docente. Eles levam os assuntos apontados pela turma – normalmente após a Assembleia de Sala - para que a diretora possa avaliar e encaminhar as questões para outras diretorias e coordenações ou para tentar encontrar uma solução durante a própria reunião. Esses encontros também são importantes para que a direção da Escola faça suas reivindicações aos Representantes, que irão multiplicá-las em sua turma, o que dá ao programa um sentido de mão dupla e bastante democrático. Cada encontro conta com uma ata para registro do que foi discutido e os encaminhamentos da reunião. Textos, artigos e mensagens também são entregues aos alunos como material de apoio para sua reflexão. Em algumas ocasiões, os Representantes ainda recebem visitas de profissionais da área jurídica dispostos a mostrar o que de melhor tem sido feito na prática política.

“O processo todo enaltece a transparência e a honestidade do indivíduo, transferindo à criança a responsabilidade de representar o grupo em primeiro lugar”, reforça a diretora. “Eles também são expostos a jogos de poder e a desafios difíceis de serem resolvidos, mas orientamos para que a opção seja sempre pelo caminho mais limpo e verdadeiro, com respeito ao próximo acima de tudo!”, explica Vera. “A Escola realmente aposta nesse programa para conseguir ajudar a criar uma geração de políticos que dê orgulho ao País no futuro”, finaliza.

 

(*) REGULAMENTO - REPRESENTANTES DE TURMA

1º Exercer liderança positiva na turma.

2º Quando surgirem problemas, ajudar com soluções.

3º Promover o espírito de colaboração e entrosamento.

4º Relembrar a todos de seus direitos e deveres.

5º Repassar à turma todos os avisos importantes dados pela Escola.

6º Colaborar diretamente com o professor.

7º Procurar o auxílio da Orientação nos casos mais difíceis.

Representantes de Turma
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais