A Escola

biblioteca

A Biblioteca pode ser considerada a “asa” do Anjo, onde voos são alçados rumo à imaginação e ao conhecimento. Considerada de médio porte, a Biblioteca tem setores dedicados a cada disciplina, salas com acervo separado por faixas de idade ou interesse e dois espaços para contação de histórias, leitura partilhada, leitura individual, discussões e pós-leitura em outras linguagens. Além disso, tem "ilhas" espalhadas pela escola que funcionam em espaços diferenciados para facilitar ainda mais o acesso aos livros, como é o caso da minibiblioteca da Educação Infantil.

A Biblioteca conta atualmente com 39.326 exemplares de livros nas mais diversas áreas do conhecimento:literatura, educação, pesquisa, além de revistas, gibis e 11 títulos de periódicos semanais e mensais. O acervo é atualizado mensalmente, o que possibilita aos usuários emprestar títulos novos de interesses variados, que estão à disposição de alunos, pais e funcionários. Quem ainda não é sócio da Biblioteca, basta doar um livro e retirar seu número de usuário.

Os alunos podem ter acesso à biblioteca diariamente, para fazer pesquisas ou apenas se distrair, lendo. Além disso, do 1° ao 5° ano, frequentam uma aula semanal, quando ouvem histórias e escolhem seus livros para empréstimo. Também os alunos do 6° ao 9° ano fazem uso desse espaço semanalmente durante o tempo de leitura nas aulas de Português.

Com uma bibliotecária e duas assistentes, a Biblioteca da escola coordena também as Feiras de Livros, que ocorrem ao menos duas vezes por ano, no Largo da Calma. Na ocasião, são reunidos representantes de editoras e distribuidoras que oferecem títulos de interesse dos alunos, a um preço convidativo. É mais uma forma de valorizar o gosto dos alunos pelo mundo da leitura.

Outra atribuição da Biblioteca, implementada em 2015, é a reorganização dos Livros do Mês, cuja lista passou a ser divulgada por semestre. Dessa forma, pais e alunos podem programar com mais tranquilidade a compra ou o empréstimo do que precisará ser lido para a escola já no início de cada semestre, evitando assim deixar a leitura para a última hora ou correr o risco de buscar um título que esteja esgotado ou em falta. Na escola, os livros estão à venda na papelaria e os empréstimos são realizados diretamente na biblioteca para os alunos do 5° ano em diante.

29 de outubro, Dia Nacional do Livro - A Biblioteca do Anjo da Guarda promove durante essa semana sessões especiais de contação de histórias, em homenagem ao Dia Nacional do Livro (comemorado em 29 de outubro, dia da fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa). As histórias são contadas sob uma aconchegante tenda montada numa das salas da Biblioteca. Os alunos também participam da produção de lindos marcadores de livros com frases de incentivo à leitura.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA: de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h40.
Atendimento aos pais: de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 12h00 e das 13h00 às 13h30.

Biblioteca 1
Biblioteca 2
Dia Nacional do Livro
Dia Nacional do Livro
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais