A Escola

Esportes

A Educação Física no Anjo da Guarda está diretamente ligada à construção social do aluno através de propostas de atividades lúdicas e esportivas que convidam à movimentação do corpo, auxiliam no desenvolvimento cognitivo e promovem o bem-estar.

Do 1º ao 9º ano, as aulas de Educação Física são oferecidas conforme a maturidade individual do aluno, respeitando seu ritmo e buscando sempre valorizar as potencialidades do grupo para criar momentos onde seja possível conhecer melhor o colega, num ambiente diferente do da sala de aula.

Com uma equipe formada por 100% de educadores físicos, as aulas oferecem um leque extenso de propostas pedagógicas, conforme a turma: atividades lúdicas com materiais variados, atividades de coordenação motora fina e geral, jogos em pequenos grupos, circuitos, oficinas corporais, movimentos ginásticos, jogos estratégicos, jogos pré-desportivos, jogos alternativos, modalidades esportivas como vôlei, basquete, futebol, handebol, entre outras. A cada ano, o professor vai aprofundando e aperfeiçoando as regras para aumentar a dificuldade da aula e para fazer o aluno aprender a pensar no jogo de forma estratégica, sempre respeitando os limites do seu corpo e do colega.

Também faz parte das atribuições da equipe de Educação Física a supervisão dos jogos e brincadeiras durante os recreios. Os espaços são pré-definidos e existe um rodízio de pátios para que todas as crianças tenham a oportunidade de jogar no seu preferido: Campão, 13 de maio, Mapa, Vila Ana, Novo, Vermelho, Amarelo, Mesas de Jogos, Largo da Calma são alguns deles.

Em agosto, dentro do calendário letivo anual, a Escola promove o Festival Esportivo para alunos do 2º ao 5º ano. São realizadas diversas atividades lúdicas e esportivas que têm como objetivo fazer com que as crianças brinquem juntas e se conheçam em situações diferenciadas, cuidando um do outro, ajudando e incentivando os novos desafios.

Já os alunos do 6º ao 9º ano têm duas competições de futebol que acontecem no recreio: o “Cumbucão”, no primeiro semestre, onde todos os inscritos têm seus nomes misturados e sorteados para formar o time; e o “Intersalas”, que tem times definidos pelos próprios alunos e acontece no segundo semestre. Camisas, torcidas e o espírito esportivo estão sempre presentes! Para as meninas, um campeonato de vôlei é organizado no segundo semestre.

Esportes
Esportes
Esportes
Esportes
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais